terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Projeto-Oficina de Viola e identidade Cultural

Projeto-Oficina de Viola e identidade Cultural
Proponente Marcelo Guedes,nasartes, Moreno Overá  -MEI - CNPJ: 13.468.564/0001-03
- Formação de Camerata e Orquestra de Viola Caipira
            A Viola caipira é um instrumento musical de origem portuguesa, mas que se adaptou ao Brasil de tal forma que é notória sua presença em varias manifestações culturais do Vale do Paraíba e de muitas outras regiões de nosso grandioso Brasil.
             Inserida em nossa música, permeando poesias, “causos”,danças folclóricas; nossa viola tem importância, tradicional , religiosa e histórica. Os mitos relacionados à viola são muitos, lendas profanas e religiosas, que mistificam o violeiro e a arte de pontear a viola caipira.
            A viola de 10 cordas também está presente na congada que é uma das manifestações folclóricas mais importantes do folclore religioso com devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Na folia de Reis, na folia do Divino Espírito Santo, nas danças de São Gonçalo, Brão, nas modas, cururus, pagodes, guarânias, catiras, ranqueados e muitos outros folguedos.
            Existem ainda mandingas e “Causos” sobre fenômenos mágicos vivenciados por violeiros de hoje e do passado.
            Nossa oficina de viola tem como primordial intenção a continuidade da utilização do instrumento viola caipira, tanto tradicionalmente, quanto de forma original. Envolvendo crianças e adolescentes de baixa renda, com intenção de, ensinar, treinar, profissionalizar e formar  futuros cidadãos deste município .
Objetivos:
a) Iniciar grupos que possam ser auto-sustentáveis,utilizando da tradição oral, mesclada a técnicas modernas referentes ao instrumento, Viola Caipira.
b) Estimular a continuidade desses grupos.
c) Oportunizar ao aluno (ou apreciador) a compreensão da importância do instrumento Viola Caipira, bem como das diversas manifestações culturais, onde esta se vê inserida.
d) Fomentar o interesse pela cultura de nossa região e o reconhecimento de Mestres desta Cultura.
e) Plantar uma semente que possa fazer brotar, novos e  futuros Mestres de nossa Cultura Raiz, incentivando desta maneira a propagação da identidade cultural Caipira às gerações seguintes.
f) Criar repertório de clássicos da musica raiz,Popular e erudita.
g) Criar espetáculo que possa futuramente gerar renda ao grupo.



Justificativa.
            Esse trabalho tem importância, por ser amplo no que se refere ao público alvo e abrange diversas idades, cultivando a integração entre gerações e a formação de um ou mais grupos que possam ser independentes e autossustentáveis. Fortalecendo as raízes e criando autoestima entre os integrantes.

Metodologia
            As ações serão distribuídas por trimestres, sendo realizadas duas aulas por semana e ensaios esporádicos em datas à serem definidas pelo grupo, quando haja possibilidade de apresentações.
         I Trimestre
a)    Conhecendo o instrumento e sua história
b)    Afinação Rio Abaixo
c)    Acordes Maiores
d)    Escalas básicas e ponteado
e)    Iniciação do repertório - nível 1

II Trimestre
a)    Conhecendo manifestações possuidoras das Viola Caipira
b)    Acordes Menores e em sétima
c)    Arpejos
d)    Dissonância
e)    Continuidade do repertório - nível 2


III Trimestre
a)    Ritmos e variações
b)    Formação de acordes
c)    O braço da viola, tons e semitons.

d)    Conclusão do repertório e apresentação oficial.

Nenhum comentário: