sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BRASIL VIOLA

Moreno Overá

Projeto Brasil Vio

Introdução :

O presente projeto propõe a apresentação do Show Brasil Viola, com composições inéditas do violeiro Moreno Overá.

A ecologia, o folclore profano e o religioso estão inseridos na poética deste trabalho e os valores humanos são a tônica do projeto, que procura traduzir o contato com a natureza e a diversidade de expressão humana como um retorno à simplicidade popular, na sua forma mais essencial e bela. Por esse motivo o acústico é muito valorizado e também a utilização da viola caipira, tanto na forma tradicional quanto inusitada. A cenografia caipira conta com os bonecos gigantes,João Paulino e Maria Angu, e danças típicas (Ex:Dança do Sabão e Caranguejo).

O repertório prioriza as composições musicais do violeiro, mas inclui poemas e causos declamados ,e interpretações dos autores: Elpídio dos Santos, Adelino de Oliveira, Rolando Boldrin, Luis Perequê e canções de Domínio Público.

Objetivos: O Projeto tem por objetivo a pesquisa, a preservação, a valorização e a releitura da cultura e da música popular de raiz em especial a caipira. Objetiva ainda a divulgação da viola de dez cordas como importante laço de ligação entre micro-culturas que originalmente têm a mesma fonte , num esforço de reviver e conservar a pluralidade cultural de nosso país evitando generalizações. Como parte fundamental dos objetivos propõe-se a ampla divulgação dos resultados a todas as parcelas da população.

Justificativa:

A Viola de dez cordas, tão esquecida, tem direito de ser difundida, utilizada e reintroduzida na música popular brasileira.

Somente abrindo espaço para novos nomes, que tem como bandeira a viola e a cultura popular é que poderemos ressuscitar a verdadeira identidade do Povo Brasileiro. Para que nosso querido Brasil mostre a sua “Cara”.



Marcelo Guedes, nas artes,
Moreno Overá”.


OMB 54902 RG 22 483123-9 CPF 195.540.048-26

O Violeiro Moreno Overá, natural da cidade de Campinas é residente atualmente em São Luiz do Paraitinga, atua musicalmente desde 1985.Participou da Banda Bang Utot, do Grupo ANAVE e da Banda de Apoio do Compositor paratiênse Luiz Perequê.

Único Clássificado da cidade de Campinas no Mapa Cultural Paulista no ano de 1997 e participou de inumeros festivais em todo Brasil.Fez parte de Folias de reis e catiras em Pirenopolis Goias.Tocou nos Sescs Campinas e Taubaté,em varios eventos no Vale do Paraiba-SP, Visconde de Mauá, Paraty-RJ,Uberlândia, São Lourenço,Caxambu e São Thomé das Letras-MG.

Participou de varios programas televisivos na TV cultura,Rio Sul , Band Vale,Paraná Educativa e canal 25 Campinas.

Gravou participações com Yuri Poppof,Lui Coimbra, Chandra Mani,Henrique dos Anjos,Kal venturini,Thomas Brokaw,Uaik Ocean,Fabiano França e Indios Guaranis de Paraty.

Gravou os Cds III Milênio,Oberá,Viola Encantada,”Quântico e Acústico”,Memórias de Violeiro e está concluíndo o CD Brasil Viola.

Amigo dos violeiros Ivan Vilela e Milton Araujo(Sobrinho de Helena Meireles)

Fundador da Orquestra de Viola Rio Abaixo e da Imperial Congada Cortejo de Todos os Santos, ambos de S.L. do Paraitinga.

Moreno é defensor da Viola Caipira, tanto dos modos tradicionais quanto nas formas mais inovadoras, fazendo uma releitura atualizada da musica raiz,mantendo a essência desta , utilizando apenas de instrumentos acústicos.


Mapa de Palco em Meia Lua

Detalhes técnicos do Show do Violeiro Moreno Overá

Duração do Show:01 hora e 15 minutos (aproximadamente)

Camarim: água mineral, lacto - vegetariano.

Rider Técnico:

1- VOZ MORENO SHURE SM

2-CAJON JONATHAN ANDREOLLI SHURE SM 57/58(ou qualquer mic equivalente, para bumbo)

3-CAJON DI BOX

4- VIOLA CAIPIRA MORENO DI BOX

5- BAIXO CUBO ENRIQUE ARMENGOL

6- VIOLÃO DI BOX

7- VIOLINO DI BOX WELLINGTON ISMAIL

8- VOZ SHURE SM 58 BENITO CAMPOS

9- VOZ SHURE SM 58 AMANDA CURSINO

10- VOZ SHURE SM 58 LEANDRO BARBOSA

11- SPX 990 1 L

12- SPX 990 1 R

13- SPX 990 2 L

14- SPX 990 2 R

BACKLINE

01 AMPLIFICADOR DE BAIXO GK OU HARTKE COM DUAS CAIXAS 1X15 4X10

PA

MESA DE SOM ( MÍNIMO 24 CANAIS )

8 AUXILIARES , 8 SUBGRUPOS , EQUALIZAÇÃO DE NO MÍNIMO 4 BANDAS - YAMAHA, SOUNDCRAFT,MIDAS

2 PROCESSADORES SPX 990 OU SIMILAR

4 CANAIS DE COMPRESSÃO DBX 160 OU SIMILAR

EQUALIZADOR ESTÉREO 1/3 OITAVA

SISTEMA DE PA COMPATÍVEL COM O AMBIENTE -JBL,EV,MEYER,TURBOSOUND

CD PLAYER , MD ( PARA GRAVAR )

MONITOR

MESA DE SOM ( MÍNIMO DE 24 CANAIS )

8 AUXILIARES , EQUALIZAÇÃO DE NO MÍNIMO 4 BANDAS - YAMAHA, SOUNDCRAFT,MIDAS

1 PROCESSADORES SPX 990 OU SIMILAR

06 EQUALIZADORES 1/3 OITAVA

4 CANAIS DE COMPRESSÃO DBX 160 OU SIMILAR

6 MONITORES DE 12 OU 15 POLEGADAS

JBL,EV,MEYER,TURBOSOUND

20 spts de 1000 w - no mínimo

**Sistema de comunicação entre PA e monitor – imprescindível
**Iluminação adequada no house mix(Sem pretensões)

** Data Show com telão para projetar imagens.

Possibilidades do Projeto Brasil Viola:

Este Trabalho Pode ser apresentado nos seguintes formatos:

a) Moreno Overá Bando:

Viola Caipira e voz/Violino/Baixolão/Cajon /

Poeta e Contador de Causos/Vocal Feminino

Cachê+transporte+hospedagem+alimentação

b)Moreno Overá Trio:

Viola Caipira e voz/ Violino/ Cajon

Obs:Com exceção da viola caipira,os outro dois podem ser substituídos por voz feminina ou Contador de causo,dependendo da ocasião,ou da preferência do cliente!

c)Moreno Overá Solo:Viola Caipira e voz

Cachê+transporte+hospedagem+alimentação

OBS:O Bonecos Gigante podem estar inclusos ou não.

Valores á combinar...

5 comentários:

Moreno Overá disse...

A palavra resgate realmente deve ser excluída e substituida pela palavra preservação.
É certo que tudo já existe,mas muitas coisas somente vivem no pensamento,na lembrança e a ação feita em conjunto pode realizar.
Todos dependemos uns dos outros e se fazemos ou deixamos de fazer algo,sempre teve ajuda de alguém.
Agradeço aos amigos que sempre me ajudaram de coração,por simplismente acreditar, confiar de zoio fechado, e nunca cobraram por isso...
Aos que proseam aqui eu agradeço,pois me fazem crescer.
Caros, tenham a coragem de deixar o nome,pois devemos assumir as coisas boas e construtivas, mas também nossas malidicências...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara, lembra-se do moleque em Parati, que gostava de flamenco, te encontrou num lugar que voce trampava e que comprou um cd seu?
Eu ouvi e gostei muito, pensei, putz, que incrível, notei o quão de coração foram todas elas, notei que voce é uma pessoa de coração nobre e pensei comigo...
Tomara que ele prospere e cresça, seja feliz e realize todos os sonhos, porque cara, voce merece, apreciei muito seu trabalho, entendi seu propósito de vida, meu caro, que voce seja uma pessoa realizada, meus parabéns, fiquei feliz de buscar na internet, ver seu blog e ver que voce ta crescendo! Um abraço de coração pra ti, cuide-se e viva feliz!

FBonSin disse...

Moreno, teu Ofício é digno... Faz pelo prazer de fazer e não pela fama e dinheiro (apenas consequência do primeiro) como outros o fazem...

Foi uma das melhores apresentações de viola, voz e sopro ao qual presenciei... Grato, muito grato a todos pelo carinho e respeito...

Sucesso em seus sonhos e empreendimentos...

Quando puder lhe escrevo...

Um grande abraço...

Ps. Caso queira "apreender" (entre aspas mesmo, pois é uma via de mão dupla, onde ambos se descobrem) um pouco mais de maluquice, rs., é só me contactar...

Fernando Sinzato

revista theflyer disse...

sua musica emuito boa !!!!!!!! eu realmente não conhecia até a kika minha grande amiga apresentar este seu lindo trabalho musical e cultural suas letrar sempre dizendo mensagem e enigmaticas no setido o caminho da humanidade gostaria de saber quanvc vem para santa catarina o melhor se precissar de ajuda aqui eu posso dar um suporte ok